Mercado de capitais

O QUE É. PARA O QUE SERVE

Justus Capital

Para a maioria das empresas os recursos financeiros do mercado de capitais, aparentemente, estão fora de alcance, sendo restrito às grandes corporações.

Mas isso não é verdade.

Historicamente, as empresas brasileiras distinguem-se pelo acesso restrito ao capital privado de terceiros financiando suas atividades com capital de giro de curto prazo proveniente de bancos, notadamente de segunda linha, e seus projetos de investimento principalmente com recursos próprios e, depois, com financiamentos públicos.

É comum as empresas se verem obrigadas a transações financeiras de captação que não combinam com seus Ciclos Operacionais, são caras e de curto prazo. Isso faz com que o conhecimento de outras fontes de capital se torne vital.

Referimo-nos aos RECURSOS DO MERCADO DE CAPITAIS que podem ser acessados para suprimento de qualquer necessidade, através de ótimas operações diferenciadas, estruturadas em condições especiais, mais baratas e de prazos mais longos, possibilitando às empresas alcançarem a estabilidade de seus fluxos financeiros e deixarem de ser reféns do sistema de crédito bancário tradicional.

Dívidas convertidas em títulos

O mercado de capitais é também conhecido no meio financeiro como “Mercado de Dívida Corporativa” desempenhando papel relevante nos processos de financiamento de longo prazo das empresas brasileiras.

É um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários emitidos pelas empresas objetivando a canalização direta dos recursos de investidores para elas, sem intermediação bancária.

Substituição de passivos onerosos

O modelo de captação por meio de valores mobiliários é a melhor alternativa para diminuir ou eliminar a dependência de bancos quando a empresa defronta-se com questões relativas à reestruturação de seus passivos financeiros.

Relação com investidores

Do ponto de vista corporativo, a principal função do Mercado de Capitais é a de aproximar tomadores e investidores de recursos possibilitando a realização de financiamentos com custos menores e prazos mais estendidos que os bancos.